Parque Urbano de São Paio, V. N. de Gaia

Descrição do Projecto

Localização:   Vila Nova de Gaia
Área: 450,000 m2
Ano:   2018
Arquitecto:   Sidónio Pardal

O Parque Urbano de São Paio, em Gaia foi construído entre a antiga Seca do Bacalhau, em Canidelo, e a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, no Cabedelo.

«Localizado num espaço privilegiado, contíguo à Reserva Natural Local do Estuário do Douro, será o prolongamento de uma zona verde que acolhe mais de 200 espécies de aves. De acesso gratuito e não condicionado, é, neste momento, o maior parque urbano projectado para a Área Metropolitana do Porto.​

Um novo local para respirar, para usufruir da paisagem, para descansar corpo e mente. Sidónio Pardal reconhece que é difícil criar estes “espaços de liberdade” mas assegura que o real valor do parque depende dessa experiência “plena e livre” de usufruir do “prazer de estar no Mundo”.» — jornal Público, 11 de Junho de 2019

Desafios do Projecto

Por se encontrar numa zona classificada, nos Parques e Áreas de Conservação da Natureza e da Biodiversidade de Vila Nova de Gaia, houve maiores cuidados na gestão do terreno.

A condução do projecto conduzido no terreno pelo autor da obra para garantir a melhor combinação de elementos naturais e transformados, aumenta o desafio do planeamento.

Condomínio Vila Plena, Vila Nova de Gaia

Descrição do Projecto

Projecto:   Vila Plena
Localização:   Vila Nova de Gaia
Área: 1,000 m2
Ano:   2018
Arquitecto:   –

IMG_20180725_093627

Parque Oriental do Porto, Rio Tinto

DESCRIÇÃO DO PROJECTO

Cliente:   CM Gondomar
Localização:   Rio Tinto
Área: 18 Ha
Ano:   2019
Arquitecto:   Sidónio Pardal, Arqº Paisagista

No lado oposto à cidade do Porto,  na zona oriental, encontra-se o grande Parque Oriental do Porto, ao longo das margens do rio Tinto.
«O Parque Oriental, desenvolve-se como um parque linear desde do Freixo até Pego Negro, com excelente componente estética e paisagística que garante o usufruto de um rio Tinto despoluído e saudável, contribuindo para o bem-estar da população, a sustentabilidade do espaço e a promoção da sua biodiversidade.» — CM do Porto.

O Parque Oriental foi projetado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, o mesmo autor do Parque Ocidental do Porto.

Sidónio Pardal descreve que se tratou de «transformar um espaço compartimentado e acidentado de campos num contínuo natural, relvado, arborizado e com uma rede de caminhos onde as pessoas tenham prazer em passar uns tempos livres em sossego.»

DESAFIOS DO PROJECTO

O maior desafio do projecto é o design «à lá carte» do arquitecto paisagista Sidónio Pardal. Apesar do projecto de arquitectura, a combinação do granito natural com o granito transformado assim como a sua disposição no terreno são muitas vezes conduzidas no terreno pelo próprio arquitecto.

Se por um lado, o acompanhamento do autor da obra é garantia de satisfação, no fim do programa, por outro lado aumenta o desafio do planeamento.

Cava do Viriato

cava do viriato4

Descrição do Projecto

Localização:   Viseu, Portugal
Área: 1.500 m2
Ano:   2008
Material:   Granito azul Alpendorada

A Cava de Viriato é uma fortaleza construída em terra batida, rodeada por um fosso, localizado a Norte da cidade de Viseu. É monumento nacional desde 1910. (Wikipédia)

Uma obra da PROAP, desenhada por Gonçalo Byrne Arquitectos

Desafios do Projecto