PARDAIS, Siza Vieira e Sidónio Pardal: juntos no Jardim do Pensamento em Leça do Balio

escultura de Álvaro Siza Vieira em pedra mármore executada pela Pardais Construções

O Jardim do Pensamento, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, é o novo espaço cultural e paisagístico onde a PARDAIS coloca a sua experiência na transformação de pedra natural ao serviço da arte, da arquitectura e do património, contribuindo para um projecto de referência que une contemplação, percurso e escultura num cenário único.

O Jardim do Pensamento, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, afirma-se como um novo marco cultural e paisagístico no Norte do país, com a PARDAIS a integrar a equipa responsável por dar forma a este espaço singular.

 

Um jardim para pensar, caminhar e criar

Localizado junto ao Mosteiro de Leça do Balio, Monumento Nacional e sede da Fundação Livraria Lello, o Jardim do Pensamento nasce como um espaço dedicado à contemplação, à arte e à educação, concebido para “cultivar ideias”. 

Com cerca de quatro hectares, o jardim foi desenhado para acolher 14 esculturas inspiradas em conceitos universais como o amor e a vigília, convidando o visitante a caminhar, respirar, pensar e criar num percurso intimista e reflexivo. 

Integrado nas principais rotas culturais do Norte – dos Mosteiros e Conventos, da Arte e Arquitectura Contemporânea e dos Caminhos de Santiago – este novo espaço reforça a ligação entre património, arte e comunidade.

 

Arquitectura, paisagem e arte em diálogo

O Jardim do Pensamento é parte de uma visão mais ampla de requalificação do conjunto do Mosteiro de Leça do Balio, com projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira e do arquitecto paisagista Sidónio Pardal. 

A intervenção inclui não só a criação deste jardim filosófico, como também a presença da Escultura Aberta de Siza, um espaço ecuménico de introspecção, alinhado com o mosteiro e profundamente ligado à simbologia dos Caminhos de Santiago. 

Nesta paisagem desenhada, surgem 14 “estadias” graníticas – lugares de pausa, espera, encontro e contemplação – que estruturam o percurso e reforçam o carácter meditativo do jardim.

 

O contributo da PARDAIS

Neste contexto de elevada exigência técnica e simbólica, a PARDAIS participa na materialização do Jardim do Pensamento, contribuindo com a sua experiência em soluções construtivas em pedra natural (granito e mármore de Portugal) e betão arquitectónico, essenciais para a linguagem (marcadamente) granítica e escultural definida pelo projecto. 

A integração da PARDAIS nesta obra reforça o posicionamento da empresa em projectos de referência no domínio do património, da arte e da arquitectura contemporânea, onde a precisão, a durabilidade e a qualidade do detalhe desempenham um papel determinante. 

A obra junto ao Mosteiro de Leça do Balio constitui, assim, mais um capítulo na colaboração da PARDAIS com equipas de arquitectura e paisagem de renome, ao serviço de espaços que convidam a pensar o mundo actual a partir de lugares com história.