DESCRIÇÃO DO PROJECTO

Cliente:   CM Gondomar
Localização:   Rio Tinto
Área: 18 Ha
Ano:   2019
Arquitecto:   Sidónio Pardal, Arqº Paisagista

No lado oposto à cidade do Porto,  na zona oriental, encontra-se o grande Parque Oriental do Porto, ao longo das margens do rio Tinto.
«O Parque Oriental, desenvolve-se como um parque linear desde do Freixo até Pego Negro, com excelente componente estética e paisagística que garante o usufruto de um rio Tinto despoluído e saudável, contribuindo para o bem-estar da população, a sustentabilidade do espaço e a promoção da sua biodiversidade.» — CM do Porto.

O Parque Oriental foi projetado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, o mesmo autor do Parque Ocidental do Porto.

Sidónio Pardal descreve que se tratou de «transformar um espaço compartimentado e acidentado de campos num contínuo natural, relvado, arborizado e com uma rede de caminhos onde as pessoas tenham prazer em passar uns tempos livres em sossego.»

DESAFIOS DO PROJECTO

O maior desafio do projecto é o design «à lá carte» do arquitecto paisagista Sidónio Pardal. Apesar do projecto de arquitectura, a combinação do granito natural com o granito transformado assim como a sua disposição no terreno são muitas vezes conduzidas no terreno pelo próprio arquitecto.

Se por um lado, o acompanhamento do autor da obra é garantia de satisfação, no fim do programa, por outro lado aumenta o desafio do planeamento.